Brasil desenvolve sua primeira telha de concreto que capta energia solar...
A primeira telha de concreto capaz de transformar a luz solar em energia elétrica do Brasil começou a ser comercializada pela empresa do setor de construção civil Eternit.
A primeira telha de concreto capaz de transformar a luz solar em energia elétrica do Brasil começou a ser comercializada pela empresa do setor de construção civil Eternit. Inéditas no país até então, as telhas fotovoltaicas de concreto BIG-F10 são resultado de três anos de testes e adaptações para que as células fotovoltaicas pudessem ser integradas no material. "No caso da Tégula Solar, elas são aplicadas diretamente no concreto respeitando o formato em curvas das telhas", diz a marca.
Quem instalar as telhas em sua residência poderá captar a luz solar para a produção de energia elétrica sem a necessidade de painéis adicionais. "O que existe hoje em larga escala são placas fotovoltaicas cujos modelos precisam ser instalados em cima dos telhados", explica Luiz Antonio Lopes, responsável pela área de desenvolvimento de novos negócios da Eternit.
As primeiras unidades foram vendidas para clientes selecionados no Estado de São Paulo e na região de sua unidade fabril, em Atibaia, e nos próximos meses devem ser disponibilizadas para o público em geral, segundo a companhia.
Veja mais em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/09/20/brasil-desenvolve-sua-primeira-telha-de-concreto-que-capta-energia-solar.htm?cmpid=copiaecola